Dicas do instalador

 

Exemplo de manutenção

defeito: não desliga quando chega nos finais de curso.
Suponhamos que vamos dar uma manutenção em um portão, quando chegamos à casa do cliente e bom perguntar o que ocorre com o seu portão.
O cliente responde: meu portão quando fecha não desliga o motor (não desliga quando chega aos finais de curso), o que será que esta acontecendo.
Técnico: pode ser o sensor do fim de curso, o ima, pode ser o fio que vai ao sensor, e pode ser a central de comando.
Resolvendo o problema: primeiro veja se é problema de ajuste do ima, não sendo abra a central de comando e teste os fim de curso direto sem usar os sensores, teste nos contatos ou bornes da central, lembrando que a central desarma o rele através de contato.

 

Funcione o motor apertando o botão de um controle cadastrado, feche o contato do fim de curso na central usando um pedaço de fio ou duas chaves finas, se não desligar para qualquer um dos lados o problema é na central.

Se desligar para os dois lados o problema são os sensores ou o fio que vai aos sensores (pode estar rompido).

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabemos que existem varias marcas de motores para portões, Então dividimos os motores em duas partes sendo elas. A parte eletronica e a parte mecanica. A parte eletronica contendo central de comando, radio receptor, controle, embobinamento do motor, capacitor e sensores de fim de curso. A parte mecanica contendo engrenagens, rolamentos, eixo engrenagem, eixo estator, travas, cruzetas e carcaça do moto redutor.
Os defeitos que apresentam nos motores são iguais em todas as marcas, Vamos tentar solucionar um defeito comum em portão eletronico, Aquele em que o portão não faz nada simplesmente isolou nada funciona.
Solução: Primeiro teste a corente eletrica para o caso de não ter energia,  tendo energia teste outros controles, depois verifique o fuzivel do equipamento,  persistindo o problema é presiso ligar o motor direto na energia para testar o motor

veja como é um motor:


este é um motor da marca rossi,
pois bem para um motor monofasico rodar é presciso usar um start ou capacitor veja foto abaixo.
 

Agora que voçe já sabe o que é um motor e capacitor vamos aprender a liga-lo.
um motor monofasico tem 3 fios, sendo esses fios um é comum, um é rotação direita, e um é rotação esquerda.
pronto o motor tem 3 fios.
U comum, V rotação, W rotação.
agora o capacitor: obs: para motores 220V usar capacitor de 8uf até 15uf. e se for 110V usar capacitor de 20uf até 30uf. isso vale para motores de até 1CV de potencia.

o capacitor tem dois fios sendo eles ligados um fio na rotação direita e um fio na rotação esquerda.obs: não tem problema inverter o fio do capacitor.

Agora temos 3 fios do motor e 2 do capacitor.
vamos marcar os fios do motor, com uma fita crep prege um pedço em cada fio e numéros,ex: fio1, fio2, fio3. então vamos achar o comun do motor.
vejamos o esquema abaixo.
 

já que marcou os fios é só ligar para achar o comum.
primeiro ligue o motor conforme o esquema, note que a fase vai direto no fio 3 do motor, no fio 1 voçe liga uma perna de fio do capacitor e no fio 2 voçe liga a outra perna de fio do capacitor, agora pegue a outra fase e incoste no fio 1 do motor o motor deve rodar, agora tire a fase do fio1 e coloque no fio 2 o motor deve rodar para outro lado. se rodou para os dois lados então o fio 3 é o comum do motor.
caso não rodou ou só rodou para um lado, inverta a ligação é facil pegue o fio 1 do motor e ligue no lugar do 3 , e o 3 no lugar do 1, ainda não rodou para os dois lados, então pegue o fio 2 do motor e ligue no lugar do 3, e o 3 no lugar do 2, agora tem que rodar para os dois lados.

sabendo que o comum do motor vai direto na fase.

se o motor funcionar então sabemos que o problema esta na central de comando retire-a marcando os fios para não ter problemas ao liga-la de volta e leve-a ao concerto.
Dependendo do preço é melhor comprar uma nova, ok.